Doenças
Informações sobre sintomas, riscos e prevenção de doenças dos sistemas venoso, arterial e linfático.

Linfedema

O linfedema é uma doença caracterizada pelo acumulo progressivo de fluido intersticial enriquecido de proteína (linfa). Esse estado edematoso surge como uma consequência de um prejuízo na drenagem linfática. É mais comum nos membros inferiores, porém pode ocorrer em membros superiores e alguns órgãos (pulmão e intestino).

O Linfedema é classificado em primário e secundário. O primário pode ser congênito, quando aparece antes de 1 ano de idade; precoce, quando surge entre 1 ano e 35 anos de idade; e tardio quando aparece após os 35 anos de idade. O linfedema secundário surge a partir de disfunções no fluxo linfático causados por filariose, trauma, infecções, invasão tumoral, excisão de gânglios ou radioterapia.

O diagnóstico do linfedema não é fácil de ser feito, ocorrendo pacientes clinicamente normais, porém com alterações linfoangiograficas, o que pode corresponder a um estágio sub-clínico da doença. Porém com uma boa história clínica associada as características do edema, podem facilitar o diagnóstico.

DR. ANTONIO CARLOS MARTINS

CIRUGIÃO VASCULAR
E ENDOVASCULAR

CRM 87.249

Antonio Carlos Passos Martins - Doctoralia.com.br