Aneurisma de Aorta Abdominal

O tratamento do aneurisma de aorta abdominal é essencialmente cirúrgico e determinado pelo seu diâmetro como veremos a seguir, porém em todos os pacientes com essa patologia, o tratamento clínico das diversas patologias associadas e a concientização da necessidade de parar de fumar, inicia-se no diagnóstico do mesmo.

Quando o aneurisma, ainda com pequeno diâmetro, é diagnosticado, deve-se orientar o paciente a cessar o hábito de fumar, pois o cigarro é responsável pelo aumento do ritmo de crescimento e consequente aumento do risco de rotura. Além disso, deve-se tratar e controlar as patologias como dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica, que estão ligadas a doença vascular.

O tratamento cirúrgico do aneurisma da aorta abdominal pode ser realizado pela cirurgia aberta convencional, com abertura da cavidade abdominal, clampeamento da aorta e substituição do segmento aneurismático por uma prótese de Dacron, ou pode ser por via endovascular, que se trata da colocação de um stent revestido no interior do aneurisma, fazendo com que o fluxo sanguíneo neste segmento da aorta, passe pelo interior da prótese e não mais pressione a parede aneurismática, eliminando o risco da rotura.

Abaixo as figuras ilustram as duas técnicas:

Figura 8aFigura 8b
Aneurisma de aorta corrido com prótese de dacron.

Figura 15aFIgura 15b

A técnica escolhida para o tratamento cirúrgico depende da análise de cada paciente, sendo considerada a idade, condição clínica, patologias associadas e a anatomia do aneurisma, na qual observamos principalmente a proximidade com as artérias renais e o envolvimento e diâmetro das artérias ilíacas.