Doença Carotídea

O tratamento da doença carotídea inicia-se com o tratamento clínico dos fatores de risco, ou seja, controle da pressão arterial, do diabetes mellitus, da hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol no sangue), o cessar do tabagismo e não consumir álcool em excesso.

O tratamento clínico, chamado de “Best Medical Therapy”, resume-se em antiagregação plaquetária, com o uso de AAS ou associação de duas drogas, terapia anti-hipertensiva, o uso de estatinas para redução principalmente do LDL (“mal colesterol”), e eliminar o hábito de fumar.

Essa terapia inicia-se no diagnóstico da doença, permanece mesmo após a uma eventual intervenção cirúrgica, e não exclui a necessidade do tratamento cirúrgico quando indicado. Em pacientes sintomáticos e de alto risco para a cirurgia, pode-se manter somente o tratamento clínico.

carotida 5

A cirurgia para tratar a estenose carotídea se chama endarterectomia de carótida e está indicada nas seguintes situações:

1. paciente sintomático com estenose de carótida entre 50-99% (nos Estados Unidos) e entre 70-99% (na Europa e na maioria dos serviços do Brasil).
  2. pacientes assintomáticos com estenose entre 60-99%, se o risco cirúrgico for baixo (índice de complicações menos que 3%) e expectativa de vida entre 3 a 5 anos.

No caso de pacientes anatomicamente ruins para a cirurgia aberta, ou seja, bifurcação carotídea alta ou lesão na origem da carótida comum, pescoço irradiado pós tratamento de câncer, cirurgia cervical prévia e obesidade, indica-se o tratamento com “stent” (angioplastia de carótida).

carotida 3carotida 4

Importante ressaltar que o que foi escrito tratam-se de diretrizes, porém cada caso tem que ser analisado individualmente, associando as informações da história clínica, exame físico, análise dos exames de imagem (doppler de carótidas e angioTC) e características anatômicas. Portanto não há uma receita para o tratamento e sim a avaliação do paciente como um todo.