Varizes de Membros Inferiores

O tratamento das varizes tem como objetivos o alívio dos sintomas, tratar a prevenir complicações, prevenir recorrências e proporcionar satisfação estética. Deve-se esclarecer ao paciente sobre a natureza evolutiva da doença, ou seja, que mesmo após o tratamento cirúrgico, ao longo do tempo, outras veias podem se tornar varicosas, e portanto há a necessidade de avaliações periódicas.

Tratamento Clínico:

1) orientações: a) evitar permanecer em pé ou sentada por longos períodos, pois isso favorece a estase venosa.

b) evitar salto alto ou sapatos sem salto, pois diminuem o trabalho da panturrilha de impulsionar o sangue (“bomba” da perna)

c) corrigir obesidade

d) praticar exercícios físicos (caminhar, natação e ciclismo). Evitando esportes de impacto ou musculação com muita carga

e) se possível fazer períodos de repouso com os membros inferiores elevados durante o dia

f) evitar feridas e micoses nos pés, para evitar infecções, pois estas pioram a circulação nos membros inferiores

2) Terapia Compressiva: normalmente realizada com meias elásticas, porém o grau de compressão e comprimento da meia, é analisado caso a caso. Melhoram efetivamente os sintomas e parecem reduzir a recorrência de varizes pós tratamento.

3) Medicamentos “Venotônicos”: Serve como terapia complementar em casos mais sintomáticos, para pacientes onde não se indicou a cirurgia, ou em pacientes com persistência dos sintomas pós cirurgia.

Tratamento Cirúrgico

Muitos pacientes com varizes são assintomáticos, porém por razões estéticas pode-se indicar a cirurgia. No caso dos pacientes com sintomatologia dolorosa, com alterações de pele (dermatite ocre e/ou dermatofibrose), hemorragia e tromboflebites de repetição, há indicação da cirurgia.

Para o tratamento das varizes primárias, utilizo a técnica cirúrgica tradicional, com retirada de todas as veias varicosas e eliminação dos pontos de refluxo, com ligadura de perfurantes e retirada das veias safenas magna ou parva se necessário.

A oclusão venosa por radiofrequência, por laser ou por escleroterapia com espuma são outras técnicas possíveis para o tratamento das varizes dos membros inferiores, que quando bem indicadas e feitas com critério, também são efetivas, porém não apresentam resultado superior a cirurgia tradicional.