A tromboflebite superficial é a trombose da veia superficial acompanhada de reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos em grau variável.
Na maioria dos casos apresenta evolução benigna, sendo autolimitada. Apresenta complicações pouco frequentes, porém que podem ser graves, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A dor local causada pela flebite pode ser significativa, causando limitação das atividades diárias.
O diagnóstico precoce e correto é importante para proporcionar um tratamento rápido e adequado, evitando-se as complicações graves.
Tratamento:
O tratamento depende da causa da flebite, da sua extensão e/ou da veia superficial comprometida, do estado geral do paciente, da intensidade dos sintomas, e da presença ou não de complicações graves.
Quando a flebite é localizada, pouco extensa, e mesmo atingindo a veia safena, não atinge as proximidades da croça, habitualmente o tratamento é clínico.
Tratamento Clinico
- No caso de uma inflamação aguda, com calor local e vermelhidão, está mais indicado o uso de gelo local, que causa vasoconstrição e diminuição do processo inflamatório e da dor.
- Repouso relativo
- Anti-inflamatórios e analgésicos
- Anticoagulação: normalmente usado em casos mais extensos e com complicações como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Doses profiláticas de heparina de baixo peso molecular por período de 1 mês, são controversas no tratamento, porém alguns trabalhos mostram superioridade no resultado e alivio dos sintomas.
- Antibióticos não estão indicados, exceto em casos com infecção evidente, úlceras ou celulite.