Doenças
Informações sobre sintomas, riscos e prevenção de doenças dos sistemas venoso, arterial e linfático.

Varizes de Membros Inferiores

Varizes 1

As varizes de membros inferiores ou veias varicosas, são veias dilatadas, tortuosas e alongadas, com alteração funcional. Veias posteriores dos joelhos, denominadas veias reticulares, e vasos intradérmicos, denominados telangectasias, também serão discutidos no tratamento.

As varizes constituem, sem dúvida, a mais antiga e mais comum de todas as alterações vasculares conhecidas. É mais comum em mulheres e tem uma alta prevalência na população geral.

Pode ser classificada em varizes primárias, quando apresentam alterações no próprio sistema venoso superficial, ou secundárias, quando as varizes são conseqüência de um aumento do fluxo no sistema superficial, a partir de uma trombose ou fistula arteriovenosa no sistema venoso profundo.

Fatores que podem ser agravantes ou desencadeantes das varizes primárias são:

  1. Hereditariedade: presença de parentes próximos com varizes aumentam a chance de se ter varizes  2. idade: aumenta a prevalência com o aumento da idade, porém entre 30 e 50 anos é quando a mulher mais procura o tratamento
  2. Sexo: mais comum em mulheres
  3. Etnia: menos prevalente em negros, árabes e asiáticos
  4. Número de gestações: a ação do estrógeno no tônus venoso e a compressão uterina aumentando a pressão venosa são fatores que podem desenvolver varizes, principalmente quando associados a hereditariedade.
  5. postura no trabalho: há uma tendência a relacionar a posição em pé no trabalho ao aumento de varizes, porém como fator isolado é discutível.

DR. ANTONIO CARLOS MARTINS

CIRUGIÃO VASCULAR
E ENDOVASCULAR

CRM 87.249

Antonio Carlos Passos Martins - Doctoralia.com.br